carregando
logo

Artigo

PORTUGUÊS HOMENAGEIA PERSONALIDADES QUE COLABORAM COM DESENVOLVIMENTO DE MT

access_time chat_bubble_outlinePolítica
FONTE

O trabalho de homens e mulheres que se empenharam na fundação de cidades, no incentivo ao cooperativismo, a força da cultura indígena e a atuação de segmentos da segurança pública na fronteira de Mato Grosso foram destacados na sessão especial da Assembleia Legislativa de sexta-feira (09.12), na entrega de títulos de cidadão mato-grossense e moções de congratulações pelo deputado Airton Português (PSD) a pessoas que contribuem com o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Português destacou que as homenagens são uma forma de reconhecimento pelo trabalho de homens e mulheres que auxiliaram na formação de municípios mato-grossenses ou desempenham funções públicas ou privadas que contribuem para auxiliar no crescimento e divulgação do Estado. “Cada homenagem que procuramos dar a essas pessoas é uma forma de agradecer a todos os mato-grossenses que aqui nasceram ou escolheram esse estado como parte de suas vidas”, disse o parlamentar ao encerrar a cerimônia, junto com os deputados, José Riva , presidente do Legislativo mato-grossense, e Luizinho Magalhães.
Um dos agraciados com o Título de Cidadão Mato-grossense, vereador Amadeu Teles Tamadaré, falou em nome dos homenageados. Nascido na Bahia, ele escolheu Mato Grosso há mais de 40 anos para morar e é um atua na vida pública em Mirassol d’Oeste, onde ajudou a formar o município, já foi prefeito, suplente de deputado estadual e exerce o mandato de vereador pela sexta vez. “É uma honra que muitas pessoas se sentem gratificadas em receber, em saber que foi escolhida para fazer parte da história de Mato Grosso”, afirmou o vereador.
Outra homenageada com o título de cidadã é Maria Rosa Salvajóli Marassi, que ajudou a formar a primeira escola pública de Mirassol d’Oeste, onde trabalhou durante várias décadas como educadora.
As moções de congratulação foram entregues a lideranças políticas e indígenas como o cacique Aritana Yawalapití, que veio da aldeia da etnia localizada no Alto Xingu especialmente para receber o agradecimento. Aritana é um dos destacados líderes indígenas brasileiros, especialmente na defesa do patrimônio cultural e da preservação do Parque Nacional do Xingu.
O coordenador do Grupo Especial de Fonteira (Gefron), tenente-coronel Antônio Mário Ibanez Filho, agradeceu a moção e enfatizou que a homenagem é em nome de todo o grupamento. “O nosso trabalho somente tem êxito se é realizado em conjunto e em nome do grupo ficamos honrados em receber a homenagem e sermos lembrados pela atuação do Gefron”, agradeceu o tenente-coronel.
Foram homenageadas as seguintes pessoas:
Títulos de Cidadão Mato-Grossense
Edmara Barbosa - autora de novelas da Rede Globo;
Maria Rosa Salvajóli Marassi - professora e liderança de Mirassol d’Oeste;
Amadeu Teles Tamandaré – vereador, ex-prefeito e ex-deputado - Mirassol d’Oeste;
Luiz Carlos Alves da Cruz - ex-prefeito de Lambari d’Oeste;
 
Raimundo Severino da Paz - liderança política e cartorário em Reserva do Cabaçal;
José Aparecido Macedo - agente ambiental em Reserva do Cabaçal;
Adair Mazzotti - superintendente da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB/MT;
Moções de Congratulação:
Antônio Salvador da Silva - Presidente da Câmara Municipal de Cáceres;
João Oliveira Gouveia Neto - pecuarista, diretor do Sindicato Rural e vice-presidente da Famato na região de Cáceres;
Ademar Furtado da Silva - presidente da Coopnoroeste- Araputanga;
Plínio Samaclay - advogado, liderança política em Cáceres;
Tenente-coronel PM Antônio Mário da Silva Ibanez Filho - coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron);
Sindicato das Empresas de Eventos de Mato Grosso;
Rafael Toloi - jogador de futebol Goiás Futebol Clube;
Joemil Araújo - prefeito de Rosário Oeste;
Edinaldo Lemes - secretário de Cultura e Turismo de Rosário Oeste;
Nelson da Costa Marques (in memorian) - um dos fundadores de Araputanga;
Aritana Yawalapiti - líder indígena Parque Nacional do Xingu, cacique Yawalapití;
Kokoti Aweti - líder indígena Parque Nacional do Xingu, coordenador do Posto Leonardo Villas Boas;